Histórico da Deutsche Wolche

Logo2018_novaA Deutsche Woche (Semana Alemã) é um evento de natureza cultural, que começou a ser delineada ainda no ano de 2008, quando da promulgação da Lei Estadual nº 14.467 que concedeu ao município de São João do Oeste o título de Capital Catarinense da Língua Alemã, haja vista, que cerca de 96% da população se comunica através desse idioma.

São João do Oeste é referência em termos de alfabetização no Brasil, ocupando os primeiros lugares com menores índices de analfabetismo durante anos, possuindo em seu território um balneário de águas termais magnífico, cujas águas, além dos efeitos terapêuticos, têm a temperatura mais elevada do sul do país. Também no turismo religioso ostenta, na sede do município, a maior Igreja toda em madeira da América Latina.

No município de São João do Oeste já ocorriam eventos paralelos alusivos à cultura alemã, contudo, sem grande expressividade e de cunho mais local. Havia a necessidade de criar um evento que identificasse e caracterizasse a cultura local.

Paralelamente, foi-se consolidando o Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Liebe Zum Tanz. Com mais de 20 anos de atividades, o grupo reestruturou-se, aumentando significativamente o número de folcloristas integrantes, fazendo-se cada vez mais ativo e engajado nas questões relacionadas à cultura germânica predominante na cidade. Dessa forma, participando de diversos eventos em todo Sul do país, os folcloristas do Grupo Folclórico Liebe Zum Tanz, foram amadurecendo e atrelando as ideias até chegarem na definição de uma programação vasta e diferenciada, enaltecendo todas as manifestações culturais alemãs presentes no município, formatadas em uma semana inteira de atividades.

Com a ideia formada, os passos seguintes foram buscar o apoio dos demais segmentos envolvidos. Para questões de amparo legal e de logística, fundamental foi o englobamento da ACASJO – Associação Cultural Alemã de São João do Oeste, mantenedora do próprio grupo folclórico. Através da Associação Cultural, buscou-se o apoio da Prefeitura Municipal, por meio do Departamento Cultural. Assim, unindo os esforços entre o Grupo Folclórico Liebe Zum Tanz, a Associação Cultural Alemã e a Prefeitura Municipal, no início de 2009 bateu-se o martelo e confirmou-se a data de realização da primeira Deutsche Woche para o mês de julho do mesmo ano.

Com pressupostos tímidos, formatou-se a programação dessa primeira edição. Contudo, no transcorrer dos preparativos e principalmente, permeando-se a data de realização do evento, percebeu-se a necessidade de adequações em virtude das dimensões que o mesmo estava tomando. De forma natural, com grande engajamento dos diferentes setores da sociedade, juntando-se aos esforços das entidades organizadoras do evento, culminou num evento grandioso e de disseminação da cultura, enchendo de brio a população do município. Atrações como os tradicionais concursos de chopp em metro, do serrote, da piada e da mentira em alemão; shows culturais; gincanas; festivais da canção alemã; gastronomia; danças; teatro e grandes bailes reuniram milhares de pessoas no decorrer da semana de festas.

Pautada no sucesso da primeira edição da Deutsche Woche, no ano de 2010 foi programada a segunda edição do evento. Como diferencial, integraram-se demais entidades e grupos cultuais constituídos no município para a sua realização, pois já se previa o engrandecimento acentuado deste evento. Algumas melhorias foram implementadas, novas atrações foram integradas à programação, como o próprio desfile de carros alegóricos retratando a imigração.

A Deutsche Woche definitivamente se consolidou como uma das maiores festas de cunho cultural, reunindo público dos três estados do Sul do Brasil, além de estrangeiros oriundos de países vizinhos como o Paraguai e a Argentina. Também é costumeira já a participação de turistas e visitantes da própria Alemanha.

A participação popular na semana inteira do evento, o empenho das pessoas e da comunidade saojoestina, a dedicação por parte das entidades culturais envolvidas na execução, não deixam dúvidas da importância cultural e regional do evento.

Por tudo isso, que a festa atualmente uso o slogan “A genuína festa alemã do inverno Brasileiro”.